ENDOMETRIOSE : MAL QUE ACOMETE MUITAS MULHERES
- 2011/maio/15
- Posto em Sem categoria
- Comentar
CONCEITUAMOS COMO ENDOMETRIOSE O IMPLANTE DE TECIDO ENDOMETRIAL ( PARTE INTERNA DO ÚTERO RESPONSÁVEL PELA MENSTRUAÇÃO ) FORA DE SEU LOCAL ORIGINAL, ISTO É : NOS OVÁRIOS, TROMPAS , PERITÔNIO , LIGAMENTOS DA PELVE , BEXIGA , INTESTINO E OUTROS.
A ENDOMETRIOSE ULTIMAMENTE TEM SIDO MUITO VALORIZADA EM NOSSAS CLÍNICAS POR ESTAR RELACIONADA A TRÊS CONDIÇÕES :
A) A MULHER EM IDADE REPRODUTIVA QUANDO AFETADA PELA ENDOMETRIOSE PODE TER SUA FERTILIDADE COMPROMETIDA.
B ) PODE LEVAR A UM QUADRO DE DOR PÉLVICA INTENSA E CÍCLICA DIFICULTANDO E ÀS VEZES ATÉ IMPEDINDO A MULHER DE EXERCER SUAS ATIVIDADES FÍSICAS E PROFISSIONAIS.
C) DEPENDENDO DE SUA LOCALIZAÇÃO NA PELVE PODE CAUSAR MUITA DOR NO ATO SEXUAL (DISPAREUNIA) O QUE DIFICULTA OU ATÉ IMPOSSIBILITA SUA VIDA SEXUAL.
O AUMENTO NA INCIDÊNCIA ULTIMAMENTE TEM SIDO ATRIBUÍDA A DOIS FATORES:
A) MUDANÇA NO PERFIL REPRODUTIVO DA MULHER COM A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO MAIS CEDO E GESTAÇÃO MAIS TARDIA, SOMADO À DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE FILHOS, LEVANDO À MAIOR NÚMERO DE CICLOS MENSTRUAIS EM SUA VIDA ( MÉDIA DE 450).
B) APRIMORAMENTO NO DIAGNÓSTICO VISUAL COM OS EXAMES DE VIDEOLAPAROSCOPIA.
O DIAGNÓSTICO DEFINITIVO DE ENDOMETRIOSE DEVE SER PELA BIÓPSIA TECIDUAL (HISTOPATOLÓGICO), PORÉM DEVE-SE REALIZAR TRIAGEM DAS PACIENTES ATRAVÉS DE HISTÓRIA CLÍNICA (SINTOMAS) , EXAME GINECOLÓGICO, ULTRASSOM , RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA E DOSAGENS BIOQUÍMICAS (CA- 125), SENDO A VIDEOLAPAROSCOPIA IMPRESCINDÍVEL PARA O DIAGNÓSTICO PRECISO DA DOENÇA E DE SEU TRATAMENTO, ONDE A VISUALIZAÇÃO DAS LESÕES, QUE SE APRESENTAM DE VÁRIAS FORMAS( CISTOS, MANCHAS CLARAS, MANCHAS ACHOCOLATADAS, ÁREAS CICATRICIAIS , ADERÊNCIAS, NODULAÇÕES E OUTRAS), QUE PODEM SER SUPERFICIAIS OU PROFUNDAS, ENVOLVENDO ATÉ A PAREDE DA BEXIGA, URETER E DE ALÇAS INTESTINAIS, ONDE PODEREMOS COM MUITO CRITÉRIO, ESCOLHER O MELHOR LOCAL PARA REALIZAR A BIÓPSIA CONFIRMATÓRIA DA DOENÇA. VALE RESSALTAR QUE A ULTRASSSONOGRAFIA ( EXAME NÃO INVASIVO E DE CUSTO ACESSÍVEL) TERIA VALOR SÓ NOS CASOS DE PRESENÇA DE CISTOS E LESÕES PROFUNDAS, ASSIM COMO A RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA.
POR QUE A MULHER TEM ENDOMETRIOSE?
MUITAS TEORIAS EXPLICAM TAIS COMO, REFLUXO MENSTRUAL ( VAZAMENTO DE SANGUE MENSTRUAL DENTRO DA CAVIDADE PÉLVICA ), PORÉM NÃO EXPLICA A PRESENÇA DA DOENÇA EM LOCAIS DISTANTES E NEM EM HOMENS QUE USARAM ESTROGÊNIO ( HORMÔNIO FEMININO) E QUE APRESENTARAM IMPLANTES DE ENDOMETRIOSE ; METAPLASIA CELÔMICA (TRANSFORMAÇÃO DE UM DETERMINADO TECIDO EM TECIDO ENDOMETRIAL); TEORIA IMUNOLÓGICA (SENDO O REFLUXO MENSTRUAL UM FENÔMENO UNIVERSAL NAS MULHERES, O COMPROMETIMENTO DA IMUNOLÓGICA (DEFESAS) DA MULHER RESULTARIA EM FALHA NA LIMPEZA DAS CÉLULAS ENDOMETRIAIS DERRAMADAS NA PELVE, DAÍ A DOENÇA SER MUITO COMUM EM MULHERES COM DOENÇAS QUE AFETAM O SISTEMA AUTO-IMUNE ).
AS MULHERES PORTADORAS DE ENDOMETRIOSE APRESENTAM SINTOMAS MUITOS VARIADOS , INDO DESDE NENHUM SINTOMA ATÉ DORES MENSTRUAIS E FORA DE PERÍODOS MENSTRUAIS , INCAPACITANTES E QUADRO DE INFERTILIDADE .
A PROFUNDIDADE DA ENDOMETRIOSE REPRESENTA UM ASPECTO IMPORTANTE DA DOENÇA, VISTO QUE SUA PRESENÇA ESTÁ ASSOCIADA À DOENÇA ATIVA, DOR E DEFORMIDADES DOS ÓRGÃOS DA CAVIDADE PÉLVICA ( ÚTERO, OVÁRIOS, TROMPAS, BEXIGA, INTESTINO), SENDO MUITO COMUM NA REGIÃO ENTRE O RETO E A VAGINA (SEPTO-RETOVAGINAL), INTESTINO (RETOSSIGMÓIDE É O MAIS ACOMETIDO), TRATO URINÁRIO (URETRA, URETER E BEXIGA – CAUSANDO DOR AO URINAR, SANGRAMENTO NA URINA E AUMENTO DA FREQUÊNCIA URINÁRIA) E OVÁRIOS (ACOMETIDO EM APROXIMADAMENTE 50% DOS CASOS DE ENDOMETRIOSE, ONDE AS LESÕES VÃO DESDE PEQUENAS MANCHAS ATÉ CISTOS GRANDES QUE PODEM CAUSAR A DESTRUIÇÃO TOTAL DO TECIDO OVARIANO).
EM NOSSA CLÍNICA, SUSPEITAMOS DE ENDOMETRIOSE QUANDO OS CASAIS NOS PROCURAM POR NÃO CONSEGUIREM TER FILHOS, POR DORES FORTES NAS RELAÇÕES SEXUAIS NA MULHER, POR CÓLICAS MENSTRUAIS INTENSAS E INCHAÇO NO BAIXO VENTRE DE FORMA CONTÍNUA.
QUANTO AO TRATAMENTO, SABEMOS QUE A ENDOMETRIOSE É UMA DOENÇA HORMÔNIO DEPENDENTE E QUE NÃO HÁ UMA CURA DEFINITIVA ATÉ QUE CESSEM AS MENSTRUAÇÕES DA MULHER (MENOPAUSA), PORÉM OS TRATAMENTOS CIRÚRGICOS E CLÍNICOS TEM DADO EXCELENTES RESULTADOS NO CONTROLE E ESTABILIZAÇÃO DA DOENÇA COM FINALIDADES DE ALIVIAR DORES, EVITAR PROGRESSÃO E APROFUNDAMENTO DA DOENÇA COM DANOS IMPORTANTES AOS ÓRGÃOS INTERNOS ACOMETIDOS E NOS CASOS INDICADOS, CONSEGUIR UMA GRAVIDEZ NATURAL OU POR FERTILIZAÇÃO IN VITRO. MUITO USADO HOJE SÃO AS INJEÇÕES DE ANÁLAGOS DO GN-RH USADA MENSALMENTE OU A CADA 3 MESES (MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO, PODENDO SER ADQUIRIDO PELO SUS ) , ONDE A MULHER FICARÁ SEM MENSTRUAÇÃO NESTE PERÍODO E AS LESÕES DA DOENÇA REGREDIRÃO, PELO MENOS TEMPORARIAMENTE, SENDO QUE , COMO DISSEMOS, O DESAPARECIMENTO DA DOENÇA OCORRERÁ PRATICAMENTE EM QUASE 100% DOS CASOS, QUANDO A MENOPAUSA CHEGAR, POR ISTO PERIODICAMENTE ATÉ ESSA IDADE, A MULHER DEVERÁ FAZER USO DESSAS INJEÇÕES OU OUTROS TRATAMENTOS ALTERNATIVOS PARA CONTROLE DA DOENÇA , SENDO QUE AS OCORRÊNCIAS DE GRAVIDEZ NESTES INTERVALOS ATRASAM MAIS AINDA A VOLTA DA DOENÇA.
CONCLUINDO, ENDOMETRIOSE É UMA DOENÇA BENIGNA LIGADA À DOR E INFERTILIDADE, DE CONTROLE GERALMENTE BOM COM TRATAMENTOS CLÍNICOS E CIRÚRGICOS PROPOSTOS (DESDE QUE NÃO DIAGNOSTICADA TARDIAMENTE) E QUE PRATICAMENTE DESAPARECE APÓS TERMINAREM AS MENSTRUAÇÕES. O IMPORTANTE É DIAGNOSTICAR E AGIR A TEMPO , PARA SE EVITAR A PROGRESSÃO DA DOENÇA A TAL PONTO, ONDE CIRURGIAS DE ALTA COMPLEXIDADE TERÃO QUE SER REALIZADAS PARA CONTROLE DESTA PATOLOGIA E GARANTIA DE QUALIDADE DE VIDA PARA A MULHER E/ OU O CASAL.
ABAIXO VEJA VÁRIOS CASOS DE VIDEOLAPAROSCOPIA COM DIAGNÓSTICO DE ENDOMETRIOSE